Patch Notes 0.11.1

A Nova Versão já está disponível! 🎉 Então, preparamos um Patch Notes com todos os detalhes sobre o que chegou de novo na atualização do Tipspace. Tem fila de bans, bônus de indicação, matchmaking 2.0 e um novo sistema de recompensas: o Bounty Hunt! Ah, também contamos com um vídeo explicativo do CTO do Tipspace, […]

10/11/22 às 17:16

A Nova Versão já está disponível! 🎉

Então, preparamos um Patch Notes com todos os detalhes sobre o que chegou de novo na atualização do Tipspace. Tem fila de bans, bônus de indicação, matchmaking 2.0 e um novo sistema de recompensas: o Bounty Hunt!

Ah, também contamos com um vídeo explicativo do CTO do Tipspace, Jean Lucas (ou jeans lofi nas filas do Tipspace), junto com nossa P.O. Camila Sávia. Segue o link: https://www.youtube.com/watch?v=J_J7uUOCz2c

Confira abaixo todos os aprimoramentos e novidades:

  • Verificação de identidade na plataforma

Antes, todo nosso processo de cadastro era feito diretamente no site em 3 passos: criar sua conta, verificar sua identidade e baixar o Tipspace. Agora, você só vai verificar a identidade subindo seus documentos depois de fazer download do app no computador. Assim, você pode dar uma espiada na plataforma antes de jogar e conhecer um pouco do ambiente da plataforma. 😎

 

 

  • Fila de Banimentos

Ouvimos a Comunidade do Tipspace e trouxemos uma novidade! A mais pedida, a mais aguardada: Fila de Banimentos! Até o dia 24/11/2022, teremos um evento especial onde você poderá jogar o seu 1V1 realizando banimentos. “Vou poder banir Trynda?” Sim. Akali, Aatrox… O que você quiser! São 3 banimentos pra cada jogador. Será um evento pois vamos estudar como os jogadores receberam essa atualização. E aí, será que vai ser permanente? 

  • Bônus “Indique e ganhe”!

Agora teremos bônus para quem indicar os amigos e eles jogarem no Tipspace!

Você terá um link personalizado que poderá compartilhar com os amigos e, se a sua indicação jogar 10 partidas, você ganhará R$5 de bônus!

 

 

  • Matchmaking 2.0 (Aprimoramento do matchmaking)

 

O nosso antigo algoritmo de matchmaking funcionou muito bem durante nosso Closed Beta, onde tínhamos uma quantidade menor de players que jogaram uma quantidade menor de partidas (já superamos o Closed Beta em cerca de 3x o número de jogadores e 5x o número de partidas jogadas até o momento que este artigo foi escrito). Porém, conforme mais players foram iniciando sua jornada no Tipspace, ele começou a ficar desbalanceado. Por isso iremos substituí-lo por um mais eficaz. R.I.P. Matchmaking V1 (07/22 a 11/22).

 

O novo algoritmo foi construído buscando resolver os problemas que mais frustravam nossos usuários anteriormente:

 

  1. Players com poucas partidas muitas vezes eram colocados para enfrentar players com habilidades muito superiores ou muito inferiores.

  2. Quando os players selecionavam 2 valores de fila, o algoritmo sempre priorizava o maior valor, porém às vezes ele deixava de parear o player com um adversário mais justo pois apenas um dos dois havia selecionado o maior valor de fila.

  3. Muitos jogadores se sentiam frustrados por enfrentar players de elos altos no LOL.

  4. Players com MMRs muito altos muitas vezes não conseguiam encontrar partidas contra outros players com MMRs altos.

 

Cada um desses problemas foi resolvido de uma forma diferente a fim de melhorar a experiência geral dos players, mas antes de entrarmos nos detalhes de cada solução é importante dar um pouco de contexto sobre como nosso MMR (matchmaking rating) funciona.

Nosso MMR é formado por duas variáveis: a primeira representa a média de habilidade do player e a segunda representa a precisão que o algoritmo tem sobre essa habilidade. A habilidade sobe e desce de acordo com as vitórias e derrotas de cada jogador, já a precisão sempre aumenta a cada partida.

É por isso que damos os R$ 5,00 de bônus para todos os players. Esse valor é o equivalente a 10 partidas da nossa fila de menor valor e isso garante que iremos balancear o player (ou em termos técnicos: aumentar a precisão sobre a habilidade do player) antes que ele precise fazer qualquer depósito, mas mesmo assim, depois do primeiro depósito damos mais R$ 5,00 de bônus como um agradecimento pelo jogador ter confiado na gente 😊.

Agora, de volta aos problemas a serem resolvidos.

Iniciamos buscando resolver o primeiro problema, que acontecia pela forma como era utilizado nosso MMR para fazer o pareamento das partidas. De forma resumida, nós fazíamos um cálculo que transformava as duas variáveis do MMR (média de habilidade e precisão) em um único valor, depois os players eram ordenados baseados nesse valor e aí o algoritmo escolhia os jogadores que iriam se enfrentar.

Quando todos os players haviam jogado uma quantidade semelhante de partidas essa metodologia funcionava muito bem, porém, conforme novos usuários foram se cadastrando, a baixa precisão que tínhamos sobre a média de habilidade desses novos jogadores passou a influenciar muito no resultado final da fila.

Para resolver essas questões, precisávamos de uma abordagem que levasse em consideração a natureza complexa de um algoritmo de matchmaking. E o primeiro passo para isso era entender que todos os players presentes na fila podiam estar conectados entre si e que diversos outros fatores influenciavam nessas conexões (média de habilidade, precisão sobre a habilidade, valores de fila, quantidade de partidas jogadas, tempo de espera na fila, etc.).

A partir daí o matchmaking ideal se dá encontrando a menor distância de habilidades entre os jogadores levando em consideração todos esses fatores. Se você já estudou Teoria dos Grafos, talvez tenha noção do que acabamos de descrever. 😉

Com isso nós buscamos resolver o problema (1), mas também resolvemos o problema (2), pois quando dois players tiverem um mesmo valor de fila selecionado, o algoritmo sempre irá colocá-los para se enfrentar caso a distância entre a habilidade dos dois players seja a menor possível dentre as combinações disponíveis.

 

Com relação ao problema (3), a partir de agora o Elo do League of Legends servirá como base para definirmos os ranks iniciais do Tipspace, então:

 

  • Quem tem elo até o Ouro começa no rank D;

  • Platinas começam no rank D+

  • Diamantes começam no rank C-

  • Mestres começam no C

  • E GMs e Challengers começam no C+

Com esses ajustes esperamos melhorar a experiência tanto dos jogadores de elo alto (pareando-os mais rapidamente com os jogadores com maior rank do Tipspace) quanto os jogadores dos demais elos (pois dificilmente eles enfrentarão jogadores high elo no Tipspace agora).

 

Uma coisa legal que nós percebemos após todos esses ajustes foi que essas alterações também resolveram parcialmente o problema (4). Como passamos a parear apenas players que o algoritmo possui precisão semelhante com relação a suas habilidades, agora os players de ranks mais altos sempre se enfrentarão.

Quer dizer… Nem sempre 😁

 

  • Bounty Hunt

 

Quando players estiverem na fila por mais de 5 minutos o nosso algoritmo iniciará uma Bounty Hunt. Essa nova mecânica deixará nossas partidas ainda mais empolgantes e desafiadoras, pagando recompensas de até 9x caso alguém vença esses jogadores fora da curva. Esse valor a mais não será cobrado do jogador que perdeu, sendo pago integralmente pelo Tipspace como recompensa pelo feito realizado.

Atualmente, nossas filas recompensam os jogadores em 2x (ou valor total da pool) menos os 8% do Tipspace a cada vitória. Porém, quando uma Bounty Hunt estiver ativa, a fila do Tipspace poderá oferecer a jogadores com MMR mais baixo a possibilidade de enfrentar um adversário de habilidades superiores. Quando isso acontecer, o jogador receberá uma tela de partida encontrada um pouco diferente. Essa tela deixará claro que ele irá enfrentar alguém com habilidades superiores, assim, caso o player não se sinta confiante, ele poderá recusar a Bounty Hunt. Porém, uma vez recusada o jogador só poderá participar de outra no dia seguinte.

 

É importante ressaltar que essa mecânica é um incentivo para que os jogadores sempre busquem desafios maiores, portanto, quando uma Bounty Hunt estiver ativa as recompensas só estarão disponíveis para os jogadores com a menor probabilidade de vencer a partida.

As odds pagas por essas partidas especiais irão variar entre 3x e 9x, onde 3x indica que o player com habilidades superiores possui cerca de 66% de probabilidades de vencer. Quando as odds forem de 9x, essas probabilidades estarão próximas de 90%.

A probabilidade de uma Bounty Hunt de 9x acontecer é bem baixa, tornando esse evento algo bem único e, possivelmente, inesquecível.

 

Odds

Recompensa da fila de R$ 0,50

Recompensa da fila de R$ 2,00

3x

R$ 1,38

R$ 5,52

4x

R$ 1,84

R$ 7,36

5x

R$ 2,30

R$ 9,20

6x

R$ 2,76

R$ 11,04

7x

R$ 3,22

R$ 12,88

8x

R$ 3,68

R$ 14,72

9x

R$ 4,14

R$ 16,56

 

Em uma fila de R$ 2,00 a Bounty Hunt poderá pagar até R$ 16,56! Vai deixar passar essa oportunidade de amassar um high elo e ainda farmar uma grana?

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Jogue com responsabilidade

Boas práticas para manter o jogo leve

Para manter a integridade da plataforma, nós só permitimos que maiores de idade joguem. Validamos os documentos no cadastro para isso.
Aqui vão algumas dicas e precauções para manter sua saúde mental e não colocar suas finanças em risco.
  1. Trate o jogo apenas como diversão. Veja o jogar valendo apenas como uma forma de entretenimento.
  2. Seja cuidadoso com suas despesas. Nunca use dinheiro de outras contas (como aluguel, comida ou boletos) para jogar valendo
  3. Coloque limites: Estabeleça um valor máximo para fazer suas tips.
  4. Não tente recuperar percas: Se você não está em um bom dia, tente novamente em outro momento.
  5. Jogue com responsabilidade: evite fazer tips quando você estiper irritado, chateado ou se sentindo mal.
  6. Diversifique seu entretenimento: tenha outros hobbies, jogue outros jogos e faça outras atividades.

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